Secretaria de Saúde alinha fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual em reunião interinstitucional
- maio 14, 2025
- 0
O evento desta terça-feira é o segundo de uma série de encontros programados.
O evento desta terça-feira é o segundo de uma série de encontros programados.
A Secretaria de Saúde de Campo Mourão realizou, na tarde de terça-feira (13), o segundo encontro para discutir e alinhar o atendimento a vítimas de violência sexual na cidade. A reunião, que envolveu representantes de diversas instituições e setores, faz parte de um esforço contínuo para melhorar o fluxo de atendimento e garantir que as vítimas recebam a assistência necessária de maneira rápida e eficiente.
De acordo com Danielli Santoro, gerente da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, o objetivo do encontro foi estabelecer um protocolo de atendimento que envolvesse a colaboração de toda a rede de assistência. “Nosso encontro de hoje teve como foco definir o fluxo dos pacientes vítimas de violência sexual. Trabalhamos em parceria com diversos órgãos e serviços, como a Polícia Militar, o Instituto Médico Legal (IML), a Santa Casa, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS, CREAS e CRAM), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e faculdades, com a intenção de garantir um atendimento integrado e humanizado”, explicou.
O evento desta terça-feira é o segundo de uma série de encontros programados. Para a próxima reunião, marcada para o dia 03 de junho, a expectativa é finalizar os ajustes necessários no fluxo de atendimento e consolidar as diretrizes que serão adotadas para atender as vítimas de maneira ainda mais eficiente.
A colaboração entre os diferentes setores, segundo Danielli é fundamental para proporcionar um atendimento digno e rápido às vítimas, além de garantir que elas recebam o suporte necessário em cada etapa do processo, desde o primeiro atendimento médico até o acompanhamento psicológico e jurídico. A ideia é otimizar o atendimento e reduzir o impacto da violência sexual na vida das vítimas, permitindo que elas recebam o apoio adequado para a superação desse trauma.